Aula 11 Primeira República do Brasil: Política Café com Leite e Economia

TEMA: Primeira República do Brasil: Política Café com Leite e Economia
Nossa aula foi:
9ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
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EIXO TEMÁTICO
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
 
HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos:
 
CONTEÚDO
A República das Espadas
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de Política do Café com Leite e sua relação com as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais.
Identificar os impactos econômicos da produção de café no Brasil durante a Primeira República.
Analisar o Convênio de Taubaté como estratégia de controle econômico e proteção dos interesses dos cafeicultores.
Reconhecer o desenvolvimento industrial em São Paulo e o surgimento do movimento operário no Brasil.
Refletir sobre a crítica ao conceito de Política do Café com Leite e a exclusão política de outras oligarquias.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e contextualizar a Primeira República como um período marcado pela supremacia das oligarquias.
Introduzir o conceito de Política do Café com Leite, destacando a assinatura do Pacto de Ouro Fino (1913).
Distribuir o texto “Política do Café com Leite” para leitura coletiva.
Esclarecer conceitos-chave:
Pacto de Ouro Fino.
Dependência do café na economia.
Convênio de Taubaté.
Debater com os alunos:
Por que o Brasil era tão dependente da produção de café?
Quais foram os impactos do Convênio de Taubaté na economia e na política brasileira?
Dividir os alunos em grupos e propor as seguintes tarefas:
Grupo 1: Criar um cartaz explicando o conceito de Política do Café com Leite e sua relação com as oligarquias.
Grupo 2: Criar uma linha do tempo destacando os principais eventos relacionados ao Convênio de Taubaté.
Grupo 3: Analisar a relação entre o desenvolvimento industrial em São Paulo e a produção cafeeira.
Grupo 4: Produzir uma apresentação simples sobre o impacto do movimento operário no Brasil a partir de 1917.
Cada grupo apresenta suas conclusões e o professor complementa com explicações adicionais, como:
A crítica ao conceito de Política do Café com Leite.
A influência dos imigrantes no crescimento industrial e no movimento operário.
Refletir com os alunos:
Quais paralelos podem ser feitos entre a economia do café na Primeira República e a economia brasileira atual?
O que o movimento operário desse período nos ensina sobre as lutas trabalhistas?
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
 
POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE
1. A política do café com leite é um conceito clássico quando nos referimos à Primeira República. Essa política ganhou força no Brasil, sobretudo a partir de 1913, com a assinatura do Pacto de Ouro Fino, entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Esse conceito refere-se ao revezamento dos candidatos lançados à presidência por essas duas oligarquias.
2. Segundo esse pacto, paulistas e mineiros alternavam-se na presidência da República. O nome “café com leite” faz referência ao fato de que São Paulo era o maior produtor de café do Brasil, enquanto Minas Gerais era o maior produtor de leite.
3. O uso desse conceito para explicar a Primeira República tem sido criticado pelos historiadores, porque as oligarquias mineira e paulista eram importantes, mas o funcionamento jogo político desse período não passava exclusivamente por elas, uma vez que existiam outras oligarquias no país.
ECONOMIA
4. No campo econômico, o Brasil seguiu com grande dependência do café. O grande produtor dele no Brasil era o estado de São Paulo. No começo do século XX, os cultivadores começaram a aumentar a quantidade de café produzida, o que acarretou a queda do preço desse produto, uma vez que o mercado ficou abarrotado com a mercadoria. Visando a defender seus interesses, os cafeicultores reuniram-se no Convênio de Taubaté.
5. Nesse convênio, decidiu-se que o governo brasileiro compraria o excedente de sacas de café com o objetivo de controlar o preço desse produto no mercado internacional. Isso garantiria os lucros dos fazendeiros e resolveria a questão do preço do café. Além disso, decidiu-se que o Estado realizaria um empréstimo de 15 milhões de libras para conseguir realizar a compra do excedente dessas sacas.
6. Na Primeira República também aconteceu um pequeno desenvolvimento industrial, sobretudo no Estado de São Paulo. O desenvolvimento industrial em São Paulo foi, em parte, financiado pela prosperidade do negócio cafeeiro e a cidade de São Paulo concentrou grande parte desse crescimento industrial.
7 As indústrias receberam um grande número de trabalhadores imigrantes e o crescimento industrial resultou no surgimento do movimento operário do Brasil, sobretudo a partir de 1917, quando aconteceu a Revolução Russa.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Responder às seguintes perguntas:
O que foi o Pacto de Ouro Fino e qual era seu objetivo?
Por que o Convênio de Taubaté foi importante para os cafeicultores?
Qual foi a relação entre o café e o desenvolvimento industrial no Brasil?
Como o movimento operário surgiu na Primeira República?
Elaborar um infográfico relacionando os seguintes tópicos:
Política do Café com Leite.
Convênio de Taubaté.
Desenvolvimento industrial em São Paulo.
Movimento operário e Revolução Russa de 1917.
Produzir uma redação curta explicando as críticas ao conceito de Política do Café com Leite.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Completar lacunas no texto.
Criar um esquema visual com ajuda do professor sobre o Convênio de Taubaté e sua relação com a economia cafeeira.
 
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Utilizar cartões ilustrados representando:
Um saco de café (representando a dependência econômica).
Um cartaz com trabalhadores (representando o movimento operário).
Uma indústria (representando o desenvolvimento em São Paulo).
Solicitar que expliquem oralmente o significado das imagens e montem um esquema visual com ajuda do professor.

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