Matriz de Eixos Temáticos,
Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme Base Nacional Curricular
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III CLIQUE AQUI!
1º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O nascimento da República no
Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e
contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e
políticos da emergência da República no Brasil.
(GO-EF09HI01-A) Conhecer e problematizar
o conceito de República em diferentes tempos, espaços e culturas, comparando
semelhanças e diferenças com a fundação da República no Brasil.
(GO-EF09HI01-B) Problematizar
a efetiva participação da sociedade brasileira no processo de mudança do regime
político da Monarquia para uma República.
(EF09HI02) Caracterizar e
compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da
história local e regional até 1954.
(GO-EF09HI02-A) Analisar os
processos políticos, econômicos e sociais que levaram ao domínio político das
oligarquias brasileiras no período conhecido como Primeira República, identificando
particularidades da história local e regional.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Experiências republicanas e
práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo
A Proclamação da República e
seus primeiros desdobramentos:
CONTEÚDOS
Aspectos sociais, culturais,
econômicos, ideológicos e políticos do final do Império
A crise do Império e o
fortalecimento de ideias republicanas no Brasil e em Goiás
A sociedade brasileira e a
Proclamação da República
A República das Espadas
Coronelismo no Brasil e em
Goiás
HABILIDADES
(EF09HI03) Identificar os
mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e
avaliar os seus resultados.
(GO-EF09HI03-A) Analisar a Lei
de Terras de 1850, relacionando seus desdobramentos com a organização fundiária
do Brasil, bem como sua influência sobre a inserção do negro na sociedade
brasileira.
(GO-EF09HI03-B) Identificar e
analisar a influência das teorias raciais e eugênicas sobre o processo de
inserção dos negros na sociedade brasileira e sua relação com o processo de substituição
da mão-de-obra e incentivo à imigração.
(GO-EF09HI03-C) Problematizar
a ideia de que, em consequência da abolição da escravatura, o povo negro passou
a usufruir os mesmos direitos e condições de vida dos não negros, como
educação, habitação, saúde, trabalho e emprego.
(GO-EF09HI03-D) Conhecer e
analisar as formas de resistências, ações e reivindicações da população negra,
relacionando-as ao contexto sócio-histórico em que ocorreram e com as questões
atuais.
(GO-EF09HI03-E) Conhecer as
diversas formas de arte e concepções estéticas simbólicas que tem como matriz
as tradições africanas na dança, música, teatro e artes visuais,
compreendendo-as como forma de resistência político-cultural de negros e
afrodescendentes.
(EF09HI04) Discutir a
importância da participação da população negra na formação econômica, política
e social do Brasil.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão da inserção dos
negros no período republicano do pós-abolição
Os movimentos sociais e a
imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e
superação das discriminações:
CONTEÚDOS
Os negros e a República:
cidadania limitada
Eugenia, poligenismo e
miscigenação
Resistências: a imprensa
negra, a Frente Negra Brasileira (FNB), o Teatro Experimental do Negro e o
Movimento de Mulheres Negras
Legado e contribuição da
população negra na formação da sociedade brasileira
HABILIDADES
(EF09HI05) Identificar os
processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas
contradições e impactos na região em que vive.
(GO-EF09HI05-A) Analisar o
processo de imigração durante a transição da Monarquia para a República no
Brasil e suas influências nas contestações e dinâmicas da vida cultural
brasileira.
(GO-EF09HI05-B) Conhecer e
analisar o coronelismo no Brasil, seus impactos e contradições no contexto
nacional e regional.
(GO-EF09HI05-C) Compreender os
movimentos de resistência e os movimentos messiânicos ocorridos no Brasil entre
1900 e 1930.
(GO-EF09HI05-D) Conhecer e
problematizar o processo de modernização republicana, diante dos conflitos que
eclodiram no campo e nas cidades, no âmbito nacional e regional, ao longo da
Primeira República brasileira.
(GO-EF09HI05-E) Conceituar e
analisar o Modernismo, identificando seu papel como parte do processo de
construção da identidade nacional e regional.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A Primeira República e suas
características
Contestações e dinâmicas da
vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930:
CONTEÚDOS
A modernização republicana
O sertão
O coronelismo em Goiás
Modernização, urbanização e
sanitarismo
Conflitos urbanos no início da
República
Conflitos no campo
O Modernismo e a identidade
nacional e regional
HABILIDADES
(EF09HI06) Identificar e
discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no
Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
(GO-EF09HI06-A) Compreender o
processo de ascensão de Getúlio Vagas ao poder e as diversas formas de
organização política, social e cultural, no período entre 1930 e 1945.
(GO-EF09HI06-B) Identificar os
impactos das transformações políticas, sociais e econômicas em Goiás, durante o
governo de Getúlio Vargas.
(GO-EF09HI06-C) Relacionar a
construção da cidade de Goiânia com a política econômica-urbanista brasileira
do período varguista e da atualidade, comparando semelhanças e diferenças em
relação à ocupação dos espaços urbanos, áreas de periferia e uso do solo.
(GO-EF09HI06-D) Identificar e
conhecer a vida cotidiana dos trabalhadores na construção de Goiânia,
relacionando-a com a política trabalhista de Vargas.
(GO-EF09HI06-E) Compreender o
processo de formação do anticomunismo no Brasil e seus desdobramentos ao longo
do período varguista, relacionando-o com a atualidade.
(GO-EF09HI06-F) Analisar o
processo que levou à crise do modelo agrário-exportador e à emergência de
diversas condições para a industrialização, a urbanização e a nacionalização da
economia, bem como as contradições e os impactos de tal processo no âmbito
nacional e regional.
(GO-EF09HI06-G) Analisar a
sistematização da consolidação das leis trabalhistas e sua relação com o debate
atual sobre o direito dos trabalhadores, na perspectiva nacional, regional e
local.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O período varguista e suas
contradições
A emergência da vida urbana e
a segregação Espacial
O trabalhismo e seu
protagonismo político:
CONTEÚDOS
Crise da Primeira República
A Revolução de 1930
Política, sociedade e cultura,
entre 1930 e 1945
A construção de Goiânia
O Estado Novo: 1937-1945
Anticomunismo no período
varguista
Repressão, violência, tortura
e a Lei de Segurança Nacional
Departamento de Impressa e
Propaganda (DIP)
O cinema e a era do rádio
Urbanização, industrialização
e modernização
O Estado e as moradias
populares
Vargas e o trabalhismo
Trabalho, saúde e educação:
reformas e avanços
HABILIDADES
(EF09HI08) Identificar as
transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil
durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em
relação ao tema.
(EF09HI09) Relacionar as
conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos
sociais.
(GO-EF09HI09-A) Analisar as
ideias anarquistas e seus desdobramentos no Brasil no século XX,
relacionando-as com a imigração europeia, organização dos trabalhadores,
emancipação das mulheres e a imprensa operária.
(GO-EF09HI09-B) Compreender o
contexto histórico em que foi aprovado o sufrágio universal e sua relação com o
movimento das mulheres sufragistas, identificando protagonistas e lideranças
nacionais e locais.
(GO-EF09HI09-C) Conhecer e
compreender o papel desempenhado pelo Estado, frente às reivindicações dos
trabalhadores e sua relação com as diferentes composições sociais e técnicas da
classe trabalhadora ao longo da Primeira República, relacionando semelhanças e
diferenças com os dias atuais.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Anarquismo e protagonismo
feminino:
CONTEÚDOS
Diversidades: questões e
estudos na atualidade
Anarquismo e movimento
operário
Movimento feminista e a luta
pela igualdade de direitos
Direitos políticos, sociais e
civis
Ação de movimentos sociais no
século XX
2º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Totalitarismos e conflitos mundiais.
HABILIDADES
(EF09HI10) Identificar e
relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos
mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(GO-EF09HI10-A) Compreender o
imperialismo no fim do século XIX, relacionando-o ao processo de fortalecimento
dos nacionalismos e à formação de alianças, no início do século XX.
(GO-EF09HI10-B) Reconhecer o
cenário econômico das principais democracias liberais europeias no início do
século XX e sua relação com os territórios colonizados na África e Ásia.
(GO-EF09HI10-C) Analisar e
compreender a Primeira Guerra Mundial e seus desdobramentos políticos, econômicos
e sociais.
(GO-EF09HI10-D) Compreender o
contexto político, econômico e social brasileiro, no período da Primeira Guerra
Mundial, analisando os desdobramentos do conflito no Brasil.
(EF09HI11) Identificar as
especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu
significado histórico.
(GO-EF09HI11-A) Conhecer o
conceito de Socialismo, sua contraposição teórica, filosófica e política com o
capitalismo e sua relação com o contexto russo, no início do século XX.
(EF09HI12) Analisar a crise
capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O mundo em conflito: a
Primeira Guerra Mundial
A questão da Palestina
A Revolução Russa
A crise capitalista de 1929:
CONTEÚDOS
Industrialização e
imperialismo
A Belle Époque
A política de alianças e a
Primeira Guerra
A emancipação feminina
A região da Palestina e a
Primeira Guerra: a declaração de
Balfour
O Socialismo: a voz dos
operários
A Revolução Russa
Liberalismo, Crise Econômica
de 1929 e Neocolonialismo
Do american way of life à
Crise de 1929
O efeito da crise 1929 no
Brasil e a Crise Cafeeira
HABILIDADES
(EF09HI13) Descrever e
contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a
consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o
holocausto).
(GO-EF09HI13-A) Conhecer e
identificar as particularidades, a ascensão e a queda dos diversos estados
totalitários no século XX, relacionados com a Segunda Guerra Mundial.
(GO-EF09HI13-B) Compreender e
refletir sobre as teorias de evolucionismo, darwinismo e determinismo social
como base da ideia de Eugenia e sua relação com a política de extermínio,
empreendida pelos nazistas.
(GO-EF09HI13-C) Identificar e
analisar o genocídio praticado por diferentes povos, relacionando-o com o
racismo, xenofobia, homofobia e feminicídio, no passado e no presente.
(GO-EF09HI13-D) Compreender a
influência do fascismo e do nazismo sobre o Brasil, entre os anos de 1930 e
1945, bem como a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e os
impactos provocados pelo conflito no país.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A emergência do fascismo e do
nazismo
A Segunda Guerra Mundial
Judeus e outras vítimas do
holocausto:
CONTEÚDOS
A crítica ao liberalismo e ao
socialismo e a ascensão de Estados totalitários na
Europa
Governos totalitários:
políticas de extermínio e teoria de eugenia
Preconceitos, discriminações e
intolerância na história da humanidade
Influências fascistas e
nazistas no Brasil
O Brasil na Segunda Guerra
Mundial: envolvimento e os impactos do conflito no país
HABILIDADES
(EF09HI14) Caracterizar e
discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as
lógicas de resistência das populações locais diante das questões
internacionais.
(GO-EF09HI14-A) Identificar,
do ponto de vista geopolítico, como o mundo encontrava-se dividido no período
entre guerras, sob a influência das nações imperialistas, bem como analisar as
diferentes estratégias de luta e resistência empreendidas pelas populações dos territórios
colonizados.
(GO-EF09HI14-B) Relacionar e
discutir as dinâmicas do neocolonialismo no continente africano e no asiático e
seus desdobramentos em questões da contemporaneidade.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O colonialismo na África
As guerras mundiais, a crise
do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos:
CONTEÚDOS
Colonialismo, Imperialismo,
Neocolonialismo e resistências
Descolonização da África e
Ásia: resistência das populações locais
A geopolítica do mundo árabe
após a Segunda Guerra Mundial
HABILIDADES
(EF09HI15) Discutir as
motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no
contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.
(GO-EF09HI15-A) Analisar a
configuração do mundo no pós-guerra, em especial a criação do Estado de Israel,
sua relação com o Estado da Palestina e os desdobramentos na atualidade.
(EF09HI16) Relacionar a Carta
dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de
defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa
desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua
violação.
(GO-EF09HI16-A) Identificar e
argumentar sobre a construção histórica dos Direitos Humanos e as diferentes
dimensões do conceito de cidadania, a partir de uma perspectiva histórica,
percebendo que a condição de cidadão passou por muitas transformações ao longo
da história.
(GO-EF09HI16-B) Compreender
que as declarações de direitos são verdadeiros manifestos políticos, expressam
ideais a serem conquistados e que são resultados da busca por justiça e
igualdade, objeto de reivindicações de classes ou grupos que se organizaram e
acreditaram na possibilidade de transformações sociais.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A Organização das Nações
Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos:
CONTEÚDOS
O pós-guerra: questões
políticas, econômicas e sociais
A criação da Organização das
Nações Unidas (ONU)
Direitos Humanos e Cidadania
3º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Modernização, ditadura civil-militar
e redemocratização: o Brasil após 1946.
HABILIDADES
(EF09HI17) Identificar e
analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a
partir de 1946.
(GO-EF09HI17-A) Conhecer e
compreender os projetos político-econômicos ligados às propostas nacionalistas
e internacionalistas, sua relação com governos populistas, modernistas e
desenvolvimentistas brasileiro, entre os anos de 1946 a 1964, e seus
desdobramentos em Goiás.
(EF09HI18) Descrever e
analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura
brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e
sociais.
(GO-EF09HI18-A) Identificar o
processo de ocupação do centro-oeste brasileiro, a construção de Brasília, e
analisar os impactos sobre a região.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O Brasil da era JK e o ideal
de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em
transformação:
CONTEÚDOS
Brasil de 1946 a 1964:
disputas entre diferentes projetos de nação
Transformações urbanas e
desigualdades regionais
A Marcha para o Oeste e os
impactos na região
HABILIDADES
(EF09HI19) Identificar e
compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
(GO-EF09HI19-A) Compreender o
contexto sócio, político e econômico na década de 1960 e o processo de ruptura
democrática, percebendo semelhanças, diferenças, permanências e rupturas em
relação a acontecimentos da história brasileira e à atualidade.
(GO-EF09HI19-B) Conhecer e
analisar as diversas relações de poder e interferências internacionais na
situação política e econômica no Brasil, nas décadas de 1960 a 1980.
(GO-EF09HI19-C) Identificar as
mudanças sociais, culturais e políticas nos anos de 1960, analisando os
elementos de contestação da ordem estabelecida nesse período, bem como os
diferentes momentos dos processos de resistência, durante a ditadura
civil-militar no Brasil.
(EF09HI20) Discutir os
processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade
brasileira durante a ditadura civil-militar.
(EF09HI21) Identificar e
relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao
modelo desenvolvimentista da ditadura.
(GO-EF09HI21-A) Analisar a
questão indígena durante a ditadura militar, relacionando a questão da terra,
das “grandes obras”, como abertura de rodovias, hidrelétricas, e da FUNAI aos
movimentos de luta e contestação dos indígenas nesse período, bem como aos movimentos
reivindicatórios da atualidade.
(GO-EF09HI21-B) Identificar,
no contexto da ditadura civil-militar, as manifestações de racismo, repressão,
perseguição e discriminação aos grupos negros, na cidade e no campo, analisando
as resistências e a luta organizada do movimento negro brasileiro, no passado e
no presente.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os anos 1960: revolução
cultural?
A ditadura civil-militar e os
processos de resistência
As questões indígena e negra e
a ditadura:
CONTEÚDOS
Movimentos sociais e
contraculturais na década de 1960
O anticomunismo no Brasil
O golpe civil-militar
Ditadura: resistência, tortura
e desaparecimentos
Pra frente Brasil: o discurso
sobre o milagre econômico
A Ditadura em Goiás: lutas no
campo, guerrilha e movimento estudantil
Políticas estatais
indigenistas entre 1964-1985
Extermínio de indígenas ao
longo da ditadura
Os quilombos de Goiás no
período da ditadura
O movimento negro no Brasil
HABILIDADES
(EF09HI22) Discutir o papel da
mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a
Constituição de 1988.
(GO-EF09HI22-A) Problematizar
e analisar a política de conciliação por meio da Anistia de 1979, compreendendo
a emergência de questões relacionadas ao tema na atualidade.
(GO-EF09HI22-B) Analisar o
contexto sócio-político, econômico e cultural da sociedade goianiense na década
de 1980, destacando sua participação na política nacional.
(GO-EF09HI22-C) Conhecer e
analisar o acidente com o Césio-137 em Goiânia e sua relação com a promoção da
cidadania individual e coletiva, bem como as repercussões no contexto local,
nacional e internacional.
(EF09HI23) Identificar
direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los
à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas
formas de preconceito, como o racismo.
(EF09HI24) Analisar as
transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias
atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos
valores democráticos.
(EF09HI25) Relacionar as
transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil
após 1989.
(EF09HI26) Discutir e analisar
as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas,
mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de
consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às
pessoas.
(GO-EF09HI26-A) Conhecer e
problematizar as lutas por igualdade de direito de populações marginalizadas,
suas especificidades, discutindo as políticas públicas afirmativas que visam
erradicar todo e qualquer tipo de violência contra negros, indígenas, mulheres,
homossexuais, diversidade sexuais, povos da terra, das águas, das florestas,
camponeses, sem terra e teto, ciganos, deficientes e outras minorias.
(GO-EF09HI26-B) Analisar e
problematizar as lutas e os movimentos da sociedade brasileira contra o
feminicídio, o machismo, a homofobia, o racismo, o bullying e outras questões latentes
na contemporaneidade, como traços culturais que precisam ser revertidos por meio
da consciência de igualdade e equidade.
(EF09HI27) Relacionar aspectos
das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da
década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.
(GO-EF09HI27-A) Compreender e
problematizar o uso das mídias digitais na contemporaneidade, a partir do
conceito de cultura de massas e sua relação com a consolidação do capitalismo e
a lógica consumista.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O processo de redemocratização
Constituição de 1988 e a
emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas,
negros, jovens etc)
A história recente do Brasil:
transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias
atuais
Os protagonismos da sociedade
civil e as alterações da sociedade brasileira
A questão da violência contra
populações marginalizadas
O Brasil e suas relações
internacionais na era da globalização:
CONTEÚDOS
A anistia de 1979 e seus
desdobramentos
O movimento das Diretas Já, em
Goiás
A Constituinte de 1987/1988: a
Constituição Cidadã
A participação popular na
Constituinte de 1987/88
As eleições de 1989
Políticas nacionais:
privatização, intervencionismo estatal e política externa
A luta pela ética na política
Os movimentos civis: a luta
contra a homofobia, machismo e racismo no Brasil
As questões afirmativas
Conflitos pela terra
O debate sobre questões de
gênero no Brasil
Segregação e violência
O Brasil na era da
globalização
4º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
A história recente
HABILIDADES
(EF09HI28) Identificar e
analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões
geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
(GO-EF09HI28-A) Conhecer os
conceitos de Capitalismo e Socialismo e relacioná-los às Revoluções Cubana e
Chinesa, bem como aos demais conflitos na conjuntura da Guerra Fria.
(GO-EF09HI28-B) Analisar
aspectos da Guerra Fria identificando seus desdobramentos em conflitos, bem
como as tensões nas Américas Latinas e Brasil ao longo da 2ª metade do século
XX.
(GO-EF09HI28-C) Compreender a
singularidade e o perigo real que o planeta Terra e a humanidade enfrentaram
com a Guerra Fria e a corrida armamentista ao longo da 2ª metade do século XX.
(GO-EF09HI28-D) Compreender
como a tensão que caracterizou a Guerra Fria deixou resquícios nas relações
econômicas e sociais internacionais até os dias atuais.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A Guerra Fria: confrontos de
dois modelos políticos
A Revolução Chinesa e as
tensões entre China e Rússia
A Revolução Cubana e as
tensões entre Estados Unidos da América e Cuba:
CONTEÚDOS
A Bipolarização: Capitalismo
versus Socialismo
A corrida armamentista e
espacial
A coexistência pacífica
China: nacionalismo e
comunismo
China e Rússia: dois modelos
de comunismo
A Revolução Cubana e a crise
dos mísseis
HABILIDADES
(EF09HI29) Descrever e
analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e
vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de
movimentos de contestação às ditaduras.
(GO-EF09HI29-A) Relacionar o
anticomunismo na América Latina com o contexto geopolítico da Guerra Fria,
compreendendo como tal relação afetou diretamente as questões políticas de
diferentes países latino-americanos.
(EF09HI30) Comparar as
características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção
para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas
econômicas e sociais e seus impactos.
(GO-EF09HI30-A) Conhecer e
comparar as relações, aproximações e distanciamentos entre os movimentos de
contestação e os processos de transição democrática, entre a ditadura no Brasil
e em diferentes países da América Latina.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As experiências ditatoriais na
América Latina:
CONTEÚDOS
O anticomunismo na América
Latina
As ditaduras na América Latina
Movimentos de resistência
HABILIDADES
(EF09HI31) Descrever e avaliar
os processos de descolonização na África e na Ásia.
(GO-EF09HI31-A) Conhecer e
avaliar os impactos do processo de descolonização na África e na Ásia, ao longo
do século XX, sobre questões internacionais da contemporaneidade.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os processos de descolonização
na África e na Ásia:
CONTEÚDOS
Descolonização na África e
Ásia: resistência das populações locais ao neocolonialismo europeu
O processo descolonização na
África e na Ásia no século XX
HABILIDADES
(EF09HI32) Analisar mudanças e
permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos
dos movimentos críticos às políticas globais.
(EF09HI33) Analisar as
transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento
das tecnologias digitais de informação e comunicação.
(GO-EF09HI33-A) Problematizar
e comparar os impactos socioambientais, políticos e éticos com as
transformações geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de
informação e comunicação no agronegócio e no mundo do trabalho da região
centro-oeste brasileira.
(EF09HI34) Discutir as
motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina,
assim como seus impactos sociais nos países da região.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O fim da Guerra Fria e o
processo de globalização
Políticas econômicas na
América Latina:
CONTEÚDOS
América Latina: disputa
econômica, política e cultural
Os blocos econômicos e o
Brasil
O paradoxo da globalização
Desigualdade social
Crise humanitária e xenofobia
HABILIDADES
(EF09HI35) Analisar os
aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo
os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
(GO-EF09HI35-A) Conceituar
identidade, alteridade e barbárie e problematizar os choques entre diferentes
grupos e culturas a partir da visão das nações imperialistas em comparação com
o discurso das nações colonizadas.
(EF09HI36) Identificar e
discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início
do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
(GO-EF09HI36-A) Conhecer e
problematizar as políticas públicas afirmativas para populações remanescentes e
descendentes de minorias étnicas no Brasil e em Goiás, nas últimas décadas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os conflitos do século XXI e a
questão do terrorismo
Pluralidades e diversidades
identitárias na atualidade
As pautas dos povos indígenas
no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e
internacional:
CONTEÚDOS
Terrorismo, segurança e defesa
nacional
Século XXI: guerras e
conflitos
A questão dos refugiados
Pluralidade identitária
As questões indígenas:
cultura, demarcação, desmatamento, mineração e conflito
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