Currículo História 9º ano

Matriz de Eixos Temáticos, Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme Base Nacional Curricular Comum CLIQUE AQUI, organizada pelo Documento Curricular de Goiás - DCGO Volume III CLIQUE AQUI!
1º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(GO-EF09HI01-A) Conhecer e problematizar o conceito de República em diferentes tempos, espaços e culturas, comparando semelhanças e diferenças com a fundação da República no Brasil.
(GO-EF09HI01-B) Problematizar a efetiva participação da sociedade brasileira no processo de mudança do regime político da Monarquia para uma República.
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
(GO-EF09HI02-A) Analisar os processos políticos, econômicos e sociais que levaram ao domínio político das oligarquias brasileiras no período conhecido como Primeira República, identificando particularidades da história local e regional.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo
A Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos:
 
CONTEÚDOS
Aspectos sociais, culturais, econômicos, ideológicos e políticos do final do Império
A crise do Império e o fortalecimento de ideias republicanas no Brasil e em Goiás
A sociedade brasileira e a Proclamação da República
A República das Espadas
Coronelismo no Brasil e em Goiás
 
HABILIDADES
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
(GO-EF09HI03-A) Analisar a Lei de Terras de 1850, relacionando seus desdobramentos com a organização fundiária do Brasil, bem como sua influência sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
(GO-EF09HI03-B) Identificar e analisar a influência das teorias raciais e eugênicas sobre o processo de inserção dos negros na sociedade brasileira e sua relação com o processo de substituição da mão-de-obra e incentivo à imigração.
(GO-EF09HI03-C) Problematizar a ideia de que, em consequência da abolição da escravatura, o povo negro passou a usufruir os mesmos direitos e condições de vida dos não negros, como educação, habitação, saúde, trabalho e emprego.
(GO-EF09HI03-D) Conhecer e analisar as formas de resistências, ações e reivindicações da população negra, relacionando-as ao contexto sócio-histórico em que ocorreram e com as questões atuais.
(GO-EF09HI03-E) Conhecer as diversas formas de arte e concepções estéticas simbólicas que tem como matriz as tradições africanas na dança, música, teatro e artes visuais, compreendendo-as como forma de resistência político-cultural de negros e afrodescendentes.
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição
Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações:
 
CONTEÚDOS
Os negros e a República: cidadania limitada
Eugenia, poligenismo e miscigenação
Resistências: a imprensa negra, a Frente Negra Brasileira (FNB), o Teatro Experimental do Negro e o Movimento de Mulheres Negras
Legado e contribuição da população negra na formação da sociedade brasileira
 
HABILIDADES
(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
(GO-EF09HI05-A) Analisar o processo de imigração durante a transição da Monarquia para a República no Brasil e suas influências nas contestações e dinâmicas da vida cultural brasileira.
(GO-EF09HI05-B) Conhecer e analisar o coronelismo no Brasil, seus impactos e contradições no contexto nacional e regional.
(GO-EF09HI05-C) Compreender os movimentos de resistência e os movimentos messiânicos ocorridos no Brasil entre 1900 e 1930.
(GO-EF09HI05-D) Conhecer e problematizar o processo de modernização republicana, diante dos conflitos que eclodiram no campo e nas cidades, no âmbito nacional e regional, ao longo da Primeira República brasileira.
(GO-EF09HI05-E) Conceituar e analisar o Modernismo, identificando seu papel como parte do processo de construção da identidade nacional e regional.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A Primeira República e suas características
Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930:
 
CONTEÚDOS
A modernização republicana
O sertão
O coronelismo em Goiás
Modernização, urbanização e sanitarismo
Conflitos urbanos no início da República
Conflitos no campo
O Modernismo e a identidade nacional e regional
 
HABILIDADES
(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
(GO-EF09HI06-A) Compreender o processo de ascensão de Getúlio Vagas ao poder e as diversas formas de organização política, social e cultural, no período entre 1930 e 1945.
(GO-EF09HI06-B) Identificar os impactos das transformações políticas, sociais e econômicas em Goiás, durante o governo de Getúlio Vargas.
(GO-EF09HI06-C) Relacionar a construção da cidade de Goiânia com a política econômica-urbanista brasileira do período varguista e da atualidade, comparando semelhanças e diferenças em relação à ocupação dos espaços urbanos, áreas de periferia e uso do solo.
(GO-EF09HI06-D) Identificar e conhecer a vida cotidiana dos trabalhadores na construção de Goiânia, relacionando-a com a política trabalhista de Vargas.
(GO-EF09HI06-E) Compreender o processo de formação do anticomunismo no Brasil e seus desdobramentos ao longo do período varguista, relacionando-o com a atualidade.
(GO-EF09HI06-F) Analisar o processo que levou à crise do modelo agrário-exportador e à emergência de diversas condições para a industrialização, a urbanização e a nacionalização da economia, bem como as contradições e os impactos de tal processo no âmbito nacional e regional.
(GO-EF09HI06-G) Analisar a sistematização da consolidação das leis trabalhistas e sua relação com o debate atual sobre o direito dos trabalhadores, na perspectiva nacional, regional e local.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O período varguista e suas contradições
A emergência da vida urbana e a segregação Espacial
O trabalhismo e seu protagonismo político:
 
CONTEÚDOS
Crise da Primeira República
A Revolução de 1930
Política, sociedade e cultura, entre 1930 e 1945
A construção de Goiânia
O Estado Novo: 1937-1945
Anticomunismo no período varguista
Repressão, violência, tortura e a Lei de Segurança Nacional
Departamento de Impressa e Propaganda (DIP)
O cinema e a era do rádio
Urbanização, industrialização e modernização
O Estado e as moradias populares
Vargas e o trabalhismo
Trabalho, saúde e educação: reformas e avanços

HABILIDADES
(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
(EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
(GO-EF09HI09-A) Analisar as ideias anarquistas e seus desdobramentos no Brasil no século XX, relacionando-as com a imigração europeia, organização dos trabalhadores, emancipação das mulheres e a imprensa operária.
(GO-EF09HI09-B) Compreender o contexto histórico em que foi aprovado o sufrágio universal e sua relação com o movimento das mulheres sufragistas, identificando protagonistas e lideranças nacionais e locais.
(GO-EF09HI09-C) Conhecer e compreender o papel desempenhado pelo Estado, frente às reivindicações dos trabalhadores e sua relação com as diferentes composições sociais e técnicas da classe trabalhadora ao longo da Primeira República, relacionando semelhanças e diferenças com os dias atuais.

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Anarquismo e protagonismo feminino:

CONTEÚDOS
Diversidades: questões e estudos na atualidade
Anarquismo e movimento operário
Movimento feminista e a luta pela igualdade de direitos
Direitos políticos, sociais e civis
Ação de movimentos sociais no século XX
 
2º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Totalitarismos e conflitos mundiais.
 
HABILIDADES
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(GO-EF09HI10-A) Compreender o imperialismo no fim do século XIX, relacionando-o ao processo de fortalecimento dos nacionalismos e à formação de alianças, no início do século XX.
(GO-EF09HI10-B) Reconhecer o cenário econômico das principais democracias liberais europeias no início do século XX e sua relação com os territórios colonizados na África e Ásia.
(GO-EF09HI10-C) Analisar e compreender a Primeira Guerra Mundial e seus desdobramentos políticos, econômicos e sociais.
(GO-EF09HI10-D) Compreender o contexto político, econômico e social brasileiro, no período da Primeira Guerra Mundial, analisando os desdobramentos do conflito no Brasil.
(EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
(GO-EF09HI11-A) Conhecer o conceito de Socialismo, sua contraposição teórica, filosófica e política com o capitalismo e sua relação com o contexto russo, no início do século XX.
(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial
A questão da Palestina
A Revolução Russa
A crise capitalista de 1929:
 
CONTEÚDOS
Industrialização e imperialismo
A Belle Époque
A política de alianças e a Primeira Guerra
A emancipação feminina
A região da Palestina e a Primeira Guerra: a declaração de Balfour
O Socialismo: a voz dos operários
A Revolução Russa
Liberalismo, Crise Econômica de 1929 e Neocolonialismo
Do american way of life à Crise de 1929
O efeito da crise 1929 no Brasil e a Crise Cafeeira

HABILIDADES
(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
(GO-EF09HI13-A) Conhecer e identificar as particularidades, a ascensão e a queda dos diversos estados totalitários no século XX, relacionados com a Segunda Guerra Mundial.
(GO-EF09HI13-B) Compreender e refletir sobre as teorias de evolucionismo, darwinismo e determinismo social como base da ideia de Eugenia e sua relação com a política de extermínio, empreendida pelos nazistas.
(GO-EF09HI13-C) Identificar e analisar o genocídio praticado por diferentes povos, relacionando-o com o racismo, xenofobia, homofobia e feminicídio, no passado e no presente.
(GO-EF09HI13-D) Compreender a influência do fascismo e do nazismo sobre o Brasil, entre os anos de 1930 e 1945, bem como a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e os impactos provocados pelo conflito no país.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A emergência do fascismo e do nazismo
A Segunda Guerra Mundial
Judeus e outras vítimas do holocausto:

CONTEÚDOS
A crítica ao liberalismo e ao socialismo e a ascensão de Estados totalitários na
Europa
Governos totalitários: políticas de extermínio e teoria de eugenia
Preconceitos, discriminações e intolerância na história da humanidade
Influências fascistas e nazistas no Brasil
O Brasil na Segunda Guerra Mundial: envolvimento e os impactos do conflito no país
 
HABILIDADES
(EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
(GO-EF09HI14-A) Identificar, do ponto de vista geopolítico, como o mundo encontrava-se dividido no período entre guerras, sob a influência das nações imperialistas, bem como analisar as diferentes estratégias de luta e resistência empreendidas pelas populações dos territórios colonizados.
(GO-EF09HI14-B) Relacionar e discutir as dinâmicas do neocolonialismo no continente africano e no asiático e seus desdobramentos em questões da contemporaneidade.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O colonialismo na África
As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos:
 
CONTEÚDOS
Colonialismo, Imperialismo, Neocolonialismo e resistências
Descolonização da África e Ásia: resistência das populações locais
A geopolítica do mundo árabe após a Segunda Guerra Mundial
 
HABILIDADES
(EF09HI15) Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.
(GO-EF09HI15-A) Analisar a configuração do mundo no pós-guerra, em especial a criação do Estado de Israel, sua relação com o Estado da Palestina e os desdobramentos na atualidade.
(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
(GO-EF09HI16-A) Identificar e argumentar sobre a construção histórica dos Direitos Humanos e as diferentes dimensões do conceito de cidadania, a partir de uma perspectiva histórica, percebendo que a condição de cidadão passou por muitas transformações ao longo da história.
(GO-EF09HI16-B) Compreender que as declarações de direitos são verdadeiros manifestos políticos, expressam ideais a serem conquistados e que são resultados da busca por justiça e igualdade, objeto de reivindicações de classes ou grupos que se organizaram e acreditaram na possibilidade de transformações sociais.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos:
 
CONTEÚDOS
O pós-guerra: questões políticas, econômicas e sociais
A criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Direitos Humanos e Cidadania
 
3º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
 
HABILIDADES
(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
(GO-EF09HI17-A) Conhecer e compreender os projetos político-econômicos ligados às propostas nacionalistas e internacionalistas, sua relação com governos populistas, modernistas e desenvolvimentistas brasileiro, entre os anos de 1946 a 1964, e seus desdobramentos em Goiás.
(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
(GO-EF09HI18-A) Identificar o processo de ocupação do centro-oeste brasileiro, a construção de Brasília, e analisar os impactos sobre a região.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação:
 
CONTEÚDOS
Brasil de 1946 a 1964: disputas entre diferentes projetos de nação
Transformações urbanas e desigualdades regionais
A Marcha para o Oeste e os impactos na região
 
HABILIDADES
(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
(GO-EF09HI19-A) Compreender o contexto sócio, político e econômico na década de 1960 e o processo de ruptura democrática, percebendo semelhanças, diferenças, permanências e rupturas em relação a acontecimentos da história brasileira e à atualidade.
(GO-EF09HI19-B) Conhecer e analisar as diversas relações de poder e interferências internacionais na situação política e econômica no Brasil, nas décadas de 1960 a 1980.
(GO-EF09HI19-C) Identificar as mudanças sociais, culturais e políticas nos anos de 1960, analisando os elementos de contestação da ordem estabelecida nesse período, bem como os diferentes momentos dos processos de resistência, durante a ditadura civil-militar no Brasil.
(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
(GO-EF09HI21-A) Analisar a questão indígena durante a ditadura militar, relacionando a questão da terra, das “grandes obras”, como abertura de rodovias, hidrelétricas, e da FUNAI aos movimentos de luta e contestação dos indígenas nesse período, bem como aos movimentos reivindicatórios da atualidade.
(GO-EF09HI21-B) Identificar, no contexto da ditadura civil-militar, as manifestações de racismo, repressão, perseguição e discriminação aos grupos negros, na cidade e no campo, analisando as resistências e a luta organizada do movimento negro brasileiro, no passado e no presente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os anos 1960: revolução cultural?
A ditadura civil-militar e os processos de resistência
As questões indígena e negra e a ditadura:
 
CONTEÚDOS
Movimentos sociais e contraculturais na década de 1960
O anticomunismo no Brasil
O golpe civil-militar
Ditadura: resistência, tortura e desaparecimentos
Pra frente Brasil: o discurso sobre o milagre econômico
A Ditadura em Goiás: lutas no campo, guerrilha e movimento estudantil
Políticas estatais indigenistas entre 1964-1985
Extermínio de indígenas ao longo da ditadura
Os quilombos de Goiás no período da ditadura
O movimento negro no Brasil
 
HABILIDADES
(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.
(GO-EF09HI22-A) Problematizar e analisar a política de conciliação por meio da Anistia de 1979, compreendendo a emergência de questões relacionadas ao tema na atualidade.
(GO-EF09HI22-B) Analisar o contexto sócio-político, econômico e cultural da sociedade goianiense na década de 1980, destacando sua participação na política nacional.
(GO-EF09HI22-C) Conhecer e analisar o acidente com o Césio-137 em Goiânia e sua relação com a promoção da cidadania individual e coletiva, bem como as repercussões no contexto local, nacional e internacional.
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.
(EF09HI24) Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.
(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
(GO-EF09HI26-A) Conhecer e problematizar as lutas por igualdade de direito de populações marginalizadas, suas especificidades, discutindo as políticas públicas afirmativas que visam erradicar todo e qualquer tipo de violência contra negros, indígenas, mulheres, homossexuais, diversidade sexuais, povos da terra, das águas, das florestas, camponeses, sem terra e teto, ciganos, deficientes e outras minorias.
(GO-EF09HI26-B) Analisar e problematizar as lutas e os movimentos da sociedade brasileira contra o feminicídio, o machismo, a homofobia, o racismo, o bullying e outras questões latentes na contemporaneidade, como traços culturais que precisam ser revertidos por meio da consciência de igualdade e equidade.
(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.
(GO-EF09HI27-A) Compreender e problematizar o uso das mídias digitais na contemporaneidade, a partir do conceito de cultura de massas e sua relação com a consolidação do capitalismo e a lógica consumista.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O processo de redemocratização
Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas,
negros, jovens etc)
A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais
Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira
A questão da violência contra populações marginalizadas
O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização:
 
CONTEÚDOS
A anistia de 1979 e seus desdobramentos
O movimento das Diretas Já, em Goiás
A Constituinte de 1987/1988: a Constituição Cidadã
A participação popular na Constituinte de 1987/88
As eleições de 1989
Políticas nacionais: privatização, intervencionismo estatal e política externa
A luta pela ética na política
Os movimentos civis: a luta contra a homofobia, machismo e racismo no Brasil
As questões afirmativas
Conflitos pela terra
O debate sobre questões de gênero no Brasil
Segregação e violência
O Brasil na era da globalização
 
4º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
A história recente
 
HABILIDADES
(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
(GO-EF09HI28-A) Conhecer os conceitos de Capitalismo e Socialismo e relacioná-los às Revoluções Cubana e Chinesa, bem como aos demais conflitos na conjuntura da Guerra Fria.
(GO-EF09HI28-B) Analisar aspectos da Guerra Fria identificando seus desdobramentos em conflitos, bem como as tensões nas Américas Latinas e Brasil ao longo da 2ª metade do século XX.
(GO-EF09HI28-C) Compreender a singularidade e o perigo real que o planeta Terra e a humanidade enfrentaram com a Guerra Fria e a corrida armamentista ao longo da 2ª metade do século XX.
(GO-EF09HI28-D) Compreender como a tensão que caracterizou a Guerra Fria deixou resquícios nas relações econômicas e sociais internacionais até os dias atuais.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos
A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia
A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba:

CONTEÚDOS
A Bipolarização: Capitalismo versus Socialismo
A corrida armamentista e espacial
A coexistência pacífica
China: nacionalismo e comunismo
China e Rússia: dois modelos de comunismo
A Revolução Cubana e a crise dos mísseis
 
HABILIDADES
(EF09HI29) Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
(GO-EF09HI29-A) Relacionar o anticomunismo na América Latina com o contexto geopolítico da Guerra Fria, compreendendo como tal relação afetou diretamente as questões políticas de diferentes países latino-americanos.
(EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.
(GO-EF09HI30-A) Conhecer e comparar as relações, aproximações e distanciamentos entre os movimentos de contestação e os processos de transição democrática, entre a ditadura no Brasil e em diferentes países da América Latina.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As experiências ditatoriais na América Latina:
 
CONTEÚDOS
O anticomunismo na América Latina
As ditaduras na América Latina
Movimentos de resistência
 
HABILIDADES
(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.
(GO-EF09HI31-A) Conhecer e avaliar os impactos do processo de descolonização na África e na Ásia, ao longo do século XX, sobre questões internacionais da contemporaneidade.

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os processos de descolonização na África e na Ásia:
 
CONTEÚDOS
Descolonização na África e Ásia: resistência das populações locais ao neocolonialismo europeu
O processo descolonização na África e na Ásia no século XX
 
HABILIDADES
(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
(GO-EF09HI33-A) Problematizar e comparar os impactos socioambientais, políticos e éticos com as transformações geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação no agronegócio e no mundo do trabalho da região centro-oeste brasileira.
(EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O fim da Guerra Fria e o processo de globalização
Políticas econômicas na América Latina:
 
CONTEÚDOS
América Latina: disputa econômica, política e cultural
Os blocos econômicos e o Brasil
O paradoxo da globalização
Desigualdade social
Crise humanitária e xenofobia
 
HABILIDADES
(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
(GO-EF09HI35-A) Conceituar identidade, alteridade e barbárie e problematizar os choques entre diferentes grupos e culturas a partir da visão das nações imperialistas em comparação com o discurso das nações colonizadas.
(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
(GO-EF09HI36-A) Conhecer e problematizar as políticas públicas afirmativas para populações remanescentes e descendentes de minorias étnicas no Brasil e em Goiás, nas últimas décadas.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo
Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade
As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional:
 
CONTEÚDOS
Terrorismo, segurança e defesa nacional
Século XXI: guerras e conflitos
A questão dos refugiados
Pluralidade identitária
As questões indígenas: cultura, demarcação, desmatamento, mineração e conflito

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