Aula 1 Proclamação da República: Monarquia em crise e Militares

TEMA: Proclamação da República: Monarquia em crise e Militares
Nossa aula foi:
9ºA, terça-feira, 21 de janeiro de 2025. Retomada terça-feira, 21 de janeiro de 2025. Retomada quarta-feira, 22 de janeiro de 2025. Retomada segunda-feira, 27 de janeiro de 2025.
9ºB, quinta-feira, 23 de janeiro de 2025. Retomada quinta-feira, 23 de janeiro de 2025. Retomada sexta-feira, 24 de janeiro de 2025. Retomada sexta-feira, 24 de janeiro de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
 
HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo:
 
CONTEÚDO
Aspectos sociais, culturais, econômicos, ideológicos e políticos do final do Império
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico da Proclamação da República no Brasil.
Identificar os fatores que contribuíram para a crise da monarquia, incluindo as demandas dos militares e civis.
Reconhecer a importância do movimento republicano na história política do Brasil.
Analisar as razões para o descontentamento dos militares e outros grupos sociais no período.
Refletir sobre o impacto da modernização e a ideologia positivista na proclamação da República.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Expor os objetivos da aula aos alunos.
Contextualizar brevemente o cenário político do final do século XIX.
Leitura guiada do texto:
Dividir o texto “Proclamação da República: Monarquia em Crise e Militares” em partes para leitura e discussão.
Explicar os termos mais complexos e esclarecer dúvidas.
Debate em grupo:
Dividir os alunos em pequenos grupos para discutir as perguntas:
Quais eram as principais insatisfações dos militares e civis com a monarquia?
Como as ideias republicanas influenciaram a Proclamação da República?
Qual a relevância do positivismo nesse período?
Atividade prática:
Produzir uma linha do tempo dos eventos que levaram à Proclamação da República.
Discussão final:
Compartilhar as conclusões dos grupos e relacionar com os dias atuais, discutindo o impacto histórico do evento.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
 
Proclamação da República: Monarquia em crise e Militares
1. A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia. Havia insatisfação entre os militares com salários e com a carreira, além de eles exigirem o direito de manifestar suas posições políticas (algo que tinha sido proibido pela monarquia). Havia também descontentamento entre elites emergentes com a sub-representação na política da monarquia. Grupos na sociedade começavam a exigir maior participação pela via eleitoral. A questão abolicionista também somou forças ao movimento republicano. Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil.
Monarquia em crise
2. A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, foi o resultado de um longo processo de crise da monarquia no Brasil. O regime monárquico começou a entrar em decadência logo após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, o que resultou da incapacidade da monarquia de atender aos interesses e as demandas da sociedade brasileira. Uma série de novos atores e novas ideias políticas surgiu e ganhou força por meio do movimento republicano, estruturado oficialmente a partir de 1870, quando foi lançado o Manifesto Republicano.
3. Ao redor das ideias republicanas, formou-se um grupo consistente que organizou um golpe contra a monarquia em 1889. Disputas políticas e a consolidação do Exército como uma instituição profissional são dois fatores de peso nessa crise da monarquia. A exigência pela modernização do país fez com que muitos civis e militares enxergassem na república a solução para o país, uma vez que a monarquia começou a ser considerada como incapaz para as demandas existentes.
Militares
4. A insatisfação dos militares está diretamente relacionada com a profissionalização da corporação. Depois disso, eles começaram a exigir melhorias em sua carreira como reconhecimento aos serviços prestados no Paraguai. As principais exigências eram melhorias salariais e no sistema de promoção.
5. Outra forte insatisfação tem relação com o envolvimento do Exército brasileiro com a política. Os militares entendiam-se como tutores do Estado brasileiro e, por isso, queriam ter o direito de manifestar suas opiniões políticas publicamente. Um caso simbólico aconteceu em 1884, quando o oficial Sena Madureira foi punido por mostrar apoio aos abolicionistas do Ceará. A monarquia também procurou censurar os militares, proibindo que eles manifestassem suas opiniões em jornais e nas corporações militares.
6. Havia também exigências entre os militares para que o Brasil se convertesse em um país laico. Internamente, as insatisfações militares se reuniram ao redor da ideologia positivista. A partir do positivismo, os militares passaram a reivindicar a ideia de que a modernização que o Brasil necessitava se daria por meio de um governo republicano ditatorial. Assim, eles acreditavam que era necessário escolher um governante que fosse conduzir o país no caminho da modernização e, se necessário, esse governante poderia se afastar das vontades populares.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Redigir um pequeno texto dissertativo respondendo à pergunta:
Quais foram os principais fatores que contribuíram para a Proclamação da República no Brasil?
Produzir uma linha do tempo destacando os principais eventos mencionados no texto.
Responder a perguntas objetivas sobre o texto.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Elaborar frases curtas respondendo às perguntas com auxílio de imagens representativas:
Por que os militares estavam insatisfeitos?
O que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889?
Quem participou da Proclamação da República?
 
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Identificar em uma atividade ilustrada (imagens e símbolos):
A monarquia (representada pela coroa) e a república (representada pela bandeira republicana).
Eventos importantes, como a participação dos militares e civis, por meio de desenhos.
Solicitar que relatem oralmente o que compreenderam das imagens.

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