Aula 5 Proclamação da República: Evento

TEMA: Proclamação da República: Evento
Nossa aula foi:
9ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
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EIXO TEMÁTICO
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
 
HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo:
 
CONTEÚDO
Aspectos sociais, culturais, econômicos, ideológicos e políticos do final do Império
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os acontecimentos que culminaram na Proclamação da República no Brasil em 15 de novembro de 1889.
Identificar os principais personagens e grupos envolvidos no movimento republicano.
Analisar os fatores políticos, sociais e econômicos que motivaram o golpe contra a monarquia.
Reconhecer o papel de Deodoro da Fonseca e outros líderes no processo.
Refletir sobre o impacto do evento na transição de regime político no Brasil.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula.
Contextualizar o cenário do final do Segundo Reinado, destacando as insatisfações sociais e políticas que antecederam a Proclamação da República.
Distribuir o texto “Proclamação da República: Evento” para os alunos.
Realizar uma leitura coletiva, pausando para explicar termos e eventos como "golpe", "Clube Militar", e "A Marselhesa".
Perguntar aos alunos:
Por que Deodoro da Fonseca era uma figura-chave no movimento republicano?
Qual foi o papel das fake news (informações falsas) na mobilização dos conspiradores?
Como foi organizada a resistência monarquista e por que fracassou?
Dividir a turma em grupos para criar uma dramatização simples sobre um dos momentos importantes do texto:
A adesão de Deodoro da Fonseca.
A proclamação na Câmara Municipal.
A resistência liderada por André Rebouças.
Cada grupo deve apresentar sua dramatização em 3 a 5 minutos.
Conectar os acontecimentos do texto com o impacto da Proclamação da República no Brasil atual.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
 
Proclamação da República: Evento
1. Havia então insatisfações com a monarquia em diferentes camadas da nossa sociedade. Elites emergentes, militares, políticos, classes populares, escravos eram todos grupos com críticas à monarquia. Todas essas insatisfações, em algum momento na década de 1880, tornaram-se uma conspiração. Ao longo dessa década, as manifestações públicas começaram a se tornar comuns, e críticas ao imperador cresciam.
2. Um atentado contra o carro do imperador em julho de 1889 motivou o Império a proibir manifestações públicas em defesa da república, mas o Brasil estava em um caminho sem volta, pois o grupo de insatisfeitos era muito grande. Em novembro de 1889, a conspiração estava em curso e contava com nomes como Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Sólon Ribeiro, entre outros. O que faltava para os conspiradores era a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar.
3. Em 10 de novembro, os defensores do golpe contra a monarquia se reuniram com Deodoro para convencê-lo a tomar participação no movimento. Nos dias seguintes, os boatos de que uma conspiração estava em curso começaram a ganhar força e, no dia 14, informações falsas sobre a monarquia começaram a ser anunciadas em público com o objetivo de arregimentar apoiadores.
4. O golpe contra a monarquia seguiu no dia 15, quando o marechal Deodoro da Fonseca e tropas foram até o quartel-general localizado no Campo do Santana. Foi exigida a demissão do Visconde de Ouro Preto da presidência do gabinete ministerial. O visconde se demitiu e foi preso por ordem de Deodoro da Fonseca. Entretanto, o marechal estava à espera de que o imperador fosse organizar um novo gabinete e, por isso, deu vivas a D. Pedro II e então retornou para seu domicílio. A derrubada do gabinete não colocou fim aos acontecimentos do dia 15, e as negociações políticas seguiram.
5. Republicanos decidiram realizar uma sessão extraordinária na Câmara Municipal do Rio de Janeiro para que fosse realizada uma solenidade de Proclamação da República. A Proclamação da República aconteceu na Câmara, sendo anunciada pelo vereador José do Patrocínio. Houve celebração nas ruas do Rio de Janeiro, com os envolvidos na proclamação puxando vivas à república e cantando A Marselhesa (canção revolucionária produzida durante a Revolução Francesa) nas ruas da capital.
6. Durante essa sucessão de acontecimentos, foi organizada uma tentativa de resistência sob a liderança de André Rebouças e Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, mas essa resistência fracassou. O imperador D. Pedro II permaneceu crente de que a situação seria facilmente resolvida, mas não foi assim que aconteceu. Um governo provisório foi formado, o marechal Deodoro da Fonseca foi nomeado como presidente do Brasil (o primeiro de nossa história) e outros envolvidos com o golpe assumiram pastas importantes no governo.
7. A família real foi expulsa no dia 16 de novembro e, no dia seguinte, embarcaram com seus bens para a cidade de Lisboa, em Portugal.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um resumo dos acontecimentos do dia 15 de novembro de 1889.
Responder às seguintes perguntas:
Por que o golpe contra a monarquia foi bem-sucedido?
Qual o papel de Deodoro da Fonseca na Proclamação da República?
O que aconteceu com a família real após o golpe?
Elaborar uma linha do tempo com os eventos descritos no texto.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Completar um exercício de lacunas com base no texto.
Organizar uma atividade com imagens e textos curtos, pedindo que os alunos associem os personagens às suas ações no evento (ex.: Deodoro da Fonseca, José do Patrocínio).
 
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Apresentar cartões ilustrados com figuras representando os principais eventos (ex.: Deodoro da Fonseca no Campo do Santana, celebrações nas ruas, família real embarcando para Portugal).
Solicitar que os alunos relatem oralmente o que compreendem das imagens com perguntas orientadoras, como:
Quem está liderando o exército?
O que está acontecendo com a família real?

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