TEMA: Proclamação da
República: Política e Sociedade
Nossa aula foi:
9ºA,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
9ºB,Clique
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EIXO TEMÁTICO
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
HABILIDADES
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo:
CONTEÚDO
Aspectos sociais, culturais, econômicos, ideológicos e políticos do final do Império
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais fatores sociais e políticos que contribuíram para a crise da monarquia no Brasil.
Identificar os grupos sociais e suas demandas por maior representatividade e participação política.
Analisar o impacto da Lei Saraiva e do Manifesto Republicano no movimento republicano.
Refletir sobre as transformações sociais e políticas nas décadas de 1870 e 1880.
Reconhecer como as demandas por laicismo, abolicionismo e participação social influenciaram a Proclamação da República.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e a temática, contextualizando a crise da monarquia e a Proclamação da República.
Expor o tripé da monarquia brasileira (participação política restrita, escravismo e catolicismo) como base inicial para a discussão.
Distribuir o texto “Proclamação da República: Política e Sociedade”.
Realizar a leitura coletiva com pausas para explicar termos e conceitos (eixo econômico, Lei Saraiva, federalismo, etc.).
Questionar os alunos sobre os seguintes aspectos:
Por que a elite paulista apoiava a república?
Quais foram os impactos da Lei Saraiva?
Como o abolicionismo e o laicismo contribuíram para o movimento republicano?
Dividir a turma em grupos para debater e responder as perguntas:
Qual era a relação entre os problemas políticos do Segundo Reinado e a Proclamação da República?
Por que o Manifesto Republicano foi importante?
Cada grupo deve produzir um resumo curto (escrito ou oral) sobre suas respostas.
Cada grupo apresenta suas respostas.
O professor sistematiza os pontos principais, relacionando os fatores sociais e políticos à Proclamação da República.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
Proclamação
da República: Política e Sociedade
1. A política no Segundo Reinado sempre foi complicada, sobretudo pela briga ferrenha entre conservadores e liberais. Essa situação se agravou com a crise de sub-representação de algumas províncias. Na segunda metade do século XIX, o eixo econômico do país tinha consolidado sua mudança do Nordeste para o Sudeste. A província de São Paulo já havia se colocado como o grande centro econômico do Brasil, mas as elites políticas dessa província se incomodavam pelo fato de que sua representação na política era pequena. Outras províncias economicamente decadentes, como o Rio de Janeiro e a Bahia, gozavam de grande representatividade política. Essa situação indispôs as elites dessa província com a monarquia, e isso nos ajuda a entender, por exemplo, porque a província de São Paulo teve o maior partido republicano do Segundo Reinado, o Partido Republicano Paulista (PRP).
2. Havia também sub-representação da sociedade no sistema político. As cidades cresciam e novos grupos sociais se estabeleciam. Esses grupos emergentes demandavam maior participação na política brasileira, e o caminho tomado foi o inverso. Os liberais defendiam ampliação do voto para enfraquecer os conservadores e os grandes fazendeiros, mas os conservadores conseguiram aprovar a Lei Saraiva, em 1881. Essa lei determinou novos critérios para estipular quem teria direito ao voto e, após sua aprovação, o número de eleitores no Brasil caiu de 1.114.066 pessoas para 157.296 pessoas. Isso correspondia a apenas 1,5% da população brasileira, ou seja, as demandas por participação não foram atendidas e a exclusão existente foi ampliada.
3. Essas novas elites passaram a ocupar os espaços políticos de outras formas e manifestavam suas opiniões por meio de jornais, associações e manifestações públicas em defesa de causas como o Estado laico. Essa insatisfação com os problemas da monarquia, obviamente, reforçou a causa republicana no país. Em 1870, foi lançado o Manifesto Republicano, documento que criticava a centralização do poder na monarquia e exigia um modelo federalista no Brasil (modelo que dá autonomia às províncias). Esse manifesto também atribuía à monarquia a responsabilidade dos problemas do país e indicava a república como a solução. O manifesto foi um norteador do movimento republicano no fim do Império.
4. Outra causa que reforçou muito o movimento republicano foi a defesa da abolição. O abolicionismo mobilizou a sociedade brasileira na década de 1880, e grande parte dos abolicionistas defendia a república.
5. De forma geral, a socióloga Ângela Alonso resume que a monarquia brasileira se estruturou no seguinte tripé:
Participação política restrita;
Escravismo (e exclusão do elemento africano); e
Catolicismo como defensor das hierarquias sociais.
6. As décadas de 1870 e 1880 vieram justamente a questionar esse tripé, pois havia demandas por maior participação social, o abolicionismo exigia a inserção do negro na sociedade e o laicismo procurou estabelecer uma sociedade laica.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Responder às seguintes perguntas em forma escrita:
Por que a Lei Saraiva reduziu o número de eleitores no Brasil?
Quais eram os principais pontos criticados no Manifesto Republicano?
Como o abolicionismo e o laicismo influenciaram o movimento republicano?
Criar um infográfico ou esquema que relacione o tripé da monarquia às demandas republicanas (participação política, abolicionismo, laicismo).
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Selecionar entre alternativas em perguntas de múltipla escolha.
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Apresentar cartões ilustrados com os seguintes elementos:
Uma coroa (representando a monarquia).
Uma urna (representando a participação política).
Escravos (representando a abolição).
Uma cruz e uma balança (representando o catolicismo e o laicismo).
Solicitar que os alunos expliquem oralmente o significado de cada imagem e como ela se relaciona com a Proclamação da República.
Nossa aula foi:
9ºA,
9ºB,
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo:
Aspectos sociais, culturais, econômicos, ideológicos e políticos do final do Império
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais fatores sociais e políticos que contribuíram para a crise da monarquia no Brasil.
Identificar os grupos sociais e suas demandas por maior representatividade e participação política.
Analisar o impacto da Lei Saraiva e do Manifesto Republicano no movimento republicano.
Refletir sobre as transformações sociais e políticas nas décadas de 1870 e 1880.
Reconhecer como as demandas por laicismo, abolicionismo e participação social influenciaram a Proclamação da República.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e a temática, contextualizando a crise da monarquia e a Proclamação da República.
Expor o tripé da monarquia brasileira (participação política restrita, escravismo e catolicismo) como base inicial para a discussão.
Distribuir o texto “Proclamação da República: Política e Sociedade”.
Realizar a leitura coletiva com pausas para explicar termos e conceitos (eixo econômico, Lei Saraiva, federalismo, etc.).
Questionar os alunos sobre os seguintes aspectos:
Por que a elite paulista apoiava a república?
Quais foram os impactos da Lei Saraiva?
Como o abolicionismo e o laicismo contribuíram para o movimento republicano?
Dividir a turma em grupos para debater e responder as perguntas:
Qual era a relação entre os problemas políticos do Segundo Reinado e a Proclamação da República?
Por que o Manifesto Republicano foi importante?
Cada grupo deve produzir um resumo curto (escrito ou oral) sobre suas respostas.
Cada grupo apresenta suas respostas.
O professor sistematiza os pontos principais, relacionando os fatores sociais e políticos à Proclamação da República.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
1. A política no Segundo Reinado sempre foi complicada, sobretudo pela briga ferrenha entre conservadores e liberais. Essa situação se agravou com a crise de sub-representação de algumas províncias. Na segunda metade do século XIX, o eixo econômico do país tinha consolidado sua mudança do Nordeste para o Sudeste. A província de São Paulo já havia se colocado como o grande centro econômico do Brasil, mas as elites políticas dessa província se incomodavam pelo fato de que sua representação na política era pequena. Outras províncias economicamente decadentes, como o Rio de Janeiro e a Bahia, gozavam de grande representatividade política. Essa situação indispôs as elites dessa província com a monarquia, e isso nos ajuda a entender, por exemplo, porque a província de São Paulo teve o maior partido republicano do Segundo Reinado, o Partido Republicano Paulista (PRP).
2. Havia também sub-representação da sociedade no sistema político. As cidades cresciam e novos grupos sociais se estabeleciam. Esses grupos emergentes demandavam maior participação na política brasileira, e o caminho tomado foi o inverso. Os liberais defendiam ampliação do voto para enfraquecer os conservadores e os grandes fazendeiros, mas os conservadores conseguiram aprovar a Lei Saraiva, em 1881. Essa lei determinou novos critérios para estipular quem teria direito ao voto e, após sua aprovação, o número de eleitores no Brasil caiu de 1.114.066 pessoas para 157.296 pessoas. Isso correspondia a apenas 1,5% da população brasileira, ou seja, as demandas por participação não foram atendidas e a exclusão existente foi ampliada.
3. Essas novas elites passaram a ocupar os espaços políticos de outras formas e manifestavam suas opiniões por meio de jornais, associações e manifestações públicas em defesa de causas como o Estado laico. Essa insatisfação com os problemas da monarquia, obviamente, reforçou a causa republicana no país. Em 1870, foi lançado o Manifesto Republicano, documento que criticava a centralização do poder na monarquia e exigia um modelo federalista no Brasil (modelo que dá autonomia às províncias). Esse manifesto também atribuía à monarquia a responsabilidade dos problemas do país e indicava a república como a solução. O manifesto foi um norteador do movimento republicano no fim do Império.
4. Outra causa que reforçou muito o movimento republicano foi a defesa da abolição. O abolicionismo mobilizou a sociedade brasileira na década de 1880, e grande parte dos abolicionistas defendia a república.
5. De forma geral, a socióloga Ângela Alonso resume que a monarquia brasileira se estruturou no seguinte tripé:
Participação política restrita;
Escravismo (e exclusão do elemento africano); e
Catolicismo como defensor das hierarquias sociais.
6. As décadas de 1870 e 1880 vieram justamente a questionar esse tripé, pois havia demandas por maior participação social, o abolicionismo exigia a inserção do negro na sociedade e o laicismo procurou estabelecer uma sociedade laica.
Responder às seguintes perguntas em forma escrita:
Por que a Lei Saraiva reduziu o número de eleitores no Brasil?
Quais eram os principais pontos criticados no Manifesto Republicano?
Como o abolicionismo e o laicismo influenciaram o movimento republicano?
Criar um infográfico ou esquema que relacione o tripé da monarquia às demandas republicanas (participação política, abolicionismo, laicismo).
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Selecionar entre alternativas em perguntas de múltipla escolha.
Apresentar cartões ilustrados com os seguintes elementos:
Uma coroa (representando a monarquia).
Uma urna (representando a participação política).
Escravos (representando a abolição).
Uma cruz e uma balança (representando o catolicismo e o laicismo).
Solicitar que os alunos expliquem oralmente o significado de cada imagem e como ela se relaciona com a Proclamação da República.
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