Aula 41 Imperialismo do séc. XIX: origens

TEMA: Imperialismo do séc. XIX: origens
Nossa aula foi:
9ºA, sexta-feira, 11 de abril de 2025.
9ºB, sexta-feira, 11 de abril de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
Totalitarismos e conflitos mundiais.
 
HABILIDADES
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(GO-EF09HI10-A) Compreender o imperialismo no fim do século XIX, relacionando-o ao processo de fortalecimento dos nacionalismos e à formação de alianças, no início do século XX.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial:
 
CONTEÚDO
Industrialização e imperialismo.
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais fatores que contribuíram para o surgimento do imperialismo no século XIX.
Identificar a relação entre Revolução Industrial, capitalismo, nacionalismo e imperialismo.
Analisar criticamente os interesses das potências europeias e os impactos dessa expansão territorial.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar com uma pergunta provocativa no quadro:
Por que países ricos quiseram dominar outros territórios no século XIX?
Breve conversa com a turma, permitindo hipóteses e relações com o mundo atual.
Distribuir o texto impresso “Imperialismo do século XIX” aos alunos.
Realizar leitura em voz alta com a turma, por parágrafos (revezando leitores).
Após cada trecho, fazer perguntas orais curtas de interpretação para garantir compreensão.
Dividir a sala em quatro estações com atividades diferentes, relacionadas ao conteúdo do texto. Os grupos rodam entre as estações a cada 10 minutos.
Estação 1 – Linha do Tempo
Construir com cartolina uma linha do tempo com os eventos citados (Revolução Industrial, formações das nações modernas, Imperialismo, 1ª Guerra Mundial).
Estação 2 – Jogo de associação
Associar cartões de conceito (capitalismo, nacionalismo, neocolonialismo, imperialismo) com definições e imagens.
Estação 3 – Mapa interativo
Usar um mapa da Europa e das colônias da África para localizar países imperialistas e regiões colonizadas.
Estação 4 – Reflexão escrita
Escrever (em dupla ou trio) uma resposta à pergunta: Qual o principal objetivo do imperialismo?
Retomar os conceitos-chave vistos nas estações.
Material Utilizado: Seduc GO – NetEscola 9º ano – Segundo Bimestre – Aula 6.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita (individual):
O que foi o imperialismo do século XIX?
Cite dois objetivos das potências imperialistas.
Explique como a Revolução Industrial está ligada ao imperialismo.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Atividade adaptada (com apoio visual):
Marque com X o objetivo do imperialismo:
( ) Ter mais amigos
( ) Ter mais terras e riquezas
Desenhe um símbolo que represente uma fábrica ou máquina.
Complete com uma palavra:
A Revolução __________ mudou a forma de trabalho.
 
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Atividade oral com imagens (mediada pelo professor):
Mostrar imagens: fábrica, soldados, mapa da África, navio.
Fazer perguntas simples com base nas imagens:
O que você vê nessa figura?
Esse navio está indo buscar o quê?
Esse povo está dominando ou sendo dominado?
 
MATERIAL:
Imperialismo do séc. XIX: Revolução Industrial e consolidação do capitalismo
1. Para compreendermos melhor as dinâmicas do capitalismo e suas crises vamos relembrar um pouco sua gênese! A revolução industrial! A Revolução Industrial teve início na Inglaterra no começo do século XVIII. A fase inicial dessa revolução foi caracterizada pelo aperfeiçoamento dos processos de trabalho industrial, contribuindo para a substituição das ferramentas pelas máquinas. Com isso, a grande produção mecânica passou a predominar e ocorreu a separação do capital e do trabalho. Os meios de produção concentraram-se nas mãos de poucos e o trabalho assalariado tornou-se dominante.
2. A consolidação do capitalismo modificou amplamente a vida da maioria das pessoas. Grande parte da população camponesa deixou suas terras e passou a trabalhar nas fábricas – isso gerou um aumento substancial das cidades e, consequentemente, da população. Observamos que no século XIX o capitalismo ganhou força exacerbada. Como se deu esse processo?
3. O imperialismo do século XIX constituiu um processo complexo de expansão territorial e disputa entre as nações europeias. Quando o assunto é Imperialismo, alguns aspectos devem sempre ser analisados em conjunto. Os principais são: Nacionalismo, Neocolonialismo e junção entre o Capitalismo financeiro e o Capitalismo industrial. Esses aspectos resumem o panorama político, econômico e cultural de um período que vai desde a década de 1870 até o ano de 1914, ano em que teve início a Primeira Guerra Mundial.
4. O termo “Imperialismo” sugere, obviamente, uma “Era de Impérios”; em grande parte trata-se disso mesmo. Mas, conceitualmente falando, o Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias.
5. Esse fenômeno de expansão dos países europeus teve início a partir do momento em que, após as Revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVIII e da formação das nações modernas na Europa (como Alemanha, Itália e França), houve um intenso processo de industrialização desses países. A industrialização gerou, por conseguinte, uma forte concorrência entre as nações, que passaram a disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos modernizados e uma sofisticada diplomacia. Esse processo acentuou gradualmente o caráter nacionalista dos países europeus.

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